NÓMADAS DIGITAIS

Onde preferem viver os nómadas digitais ?

Outro aspeto importante a ter em conta para fazer negócios imobiliários com nómadas digitais é perceber onde querem viver. De acordo com a NomadList, Lisboa é o 3º destino do mundo mais popular para esta comunidade, muito embora o número de chegadas tenha vindo a cair em 2023 face ao período homólogo.

Em Portugal, os destinos mais populares para nómadas digitais são, de acordo com o mesmo site:

  1. Lisboa;

  2. Madeira;

  3. Portimão;

  4. Porto;

  5. Lagos.

Porque é que os nómadas digitais procuram Portugal para viver ?

O clima ameno, a gastronomia, as praias, a beleza das paisagens, a segurança e a população amigável. Estes são alguns pontos que têm vindo a atrair os nómadas digitais para viver, pelo menos, uma temporada em Portugal. Além disso, “os nómadas procuram comunidade, facilidade de integração, Alojamento Local disponível, atividades desportivas, internet rápida e conectividade a nível dos transportes e no caso na Madeira a temperatura do ar ao longo do Ano em média 23 ºC, e perto do Mar.

Perante a alta procura, o Governo criou um visto para nómadas digitais, que entrou em vigor no final de outubro de 2022. O que mudou para esta comunidade? Quais os aspetos mais e menos positivos deste visto?

Portugal tem hoje um dos melhores vistos para nómadas digitais do mundo, tem os requerimentos certos e é uma ferramenta interessante não para a atração de nómadas, mas para a extensão da sua estadia. O visto tem a duração de um ano, o que permite aos nómadas, que não fazem parte da zona Schengen, ficarem mais tempo e experimentarem mais regiões de Portugal. Os últimos dados públicos indicam cerca de 550 vistos aprovados nos primeiros meses do programa.

Novas exigências dos vistos de nómadas digitais

Atualmente, o pedido de visto de residência para nómadas digitais (para o exercício de atividade profissional prestada de forma remota para fora do território nacional), para além de exigir a apresentação dos documentos gerais para qualquer tipo de visto de residência, é acompanhado dos seguintes documentos:

      • Nas situações de trabalho subordinado, um dos seguintes documentos:

  1. Contrato de trabalho;

  2. Promessa de contrato de trabalho;

  3. Declaração de empregador a comprovar o vínculo laboral

Nas situações de exercício de atividade profissional independente, um dos seguintes documentos:

  1. Contrato de sociedade;

  2. Contrato de prestação de serviços;

  3. Proposta escrita de contrato de prestação de serviços;

  4. Documento demonstrativo de serviços prestados a uma ou mais entidades;

  5. Comprovativo de rendimentos médios mensais auferidos no exercício de atividade profissional subordinada ou independente nos últimos três meses de valor mínimo equivalente a quatro remunerações mínimas mensais garantidas;

  6. Documento que ateste a sua residência fiscal.

A nossa Empresa está preparada para ajudar e fazer acompanhamento Júridico , Mediação Imobiliária , projectos de Arquitectura ou investimentos Imobiliários , todos aqueles que queiram se instalar em Portugal , para comprar , arrendar ou investir em Portugal , na ilha da Madeira , seja bem vindo e alguma dúvida não hesite em contactar-nos.